terça-feira, 5 de agosto de 2008

Textos.. como combinamos...

Gente, abaixo vão os textos que o Bruno passou por e-mail pro meu grupo.. em breve as resenhas...

UE 03 - Texto no. 26

Década das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável


Em 27 de janeiro de 2005, o Diretor Geral da UNESCO, Sr. Koichiro Matsuura, anunciou a data do lançamento da Década das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.

A Década das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (DESD) foi oficialmente
lançada na sede das Nações Unidas em Nova York, na tarde do dia 1o. de março de 2005. O Secretário Geral da UNESCO, Kofi Annan, discursou na ocasião.

Complementando o evento, haverá uma série de lançamentos nacionais e regionais da Década, ao longo do ano de 2005. Para maiores detalhes, ver http://www.un-ngls.org/decade-education.htm

A UNESCO também acrescentou a Educação ao quadro da Campanha para a Cúpula do
Emprego para Jovens (Youth Employment Summit – YES). Para maiores detalhes, ver
http://www.yesweb.org/

Os 6E mais a Educação perfazem sete: por que a Educação é central para a Campanha YES. Vejam o relatório de Rupert Maclean, Diretor do Centro Internacional da UNESCO-UNEVOC para a Educação e a Formação Técnica e Vocacional (TVET).



UE 03 - Texto no. 27


DECLARAÇÃO DE AHMEDABAD

Esta Declaração foi redigida em 20 de janeiro de 2005 por mais de 800 educadores, pensadores e técnicos de mais de 50 países, dedicados à educação para o desenvolvimento sustentável, ao final da Conferencia Internacional sobre Educação para um Futuro Sustentável, realizada em Ahmedabad, Índia.

Como a primeira conferencia da Década das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (DESD), damos a nossa calorosa acolhida a esta Década que enfatiza o potencial de ação que possui a Educação para mobilizar as pessoas em prol de estilos de vida e políticas sustentáveis.

Se os povos do mundo desejam gozar de uma alta qualidade de vida, devemos mover-nos rapidamente em direção a um futuro sustentável. Ainda que muitos indicadores mostrem distancia da sustentabilidade, muitos esforços de base desenvolvem-se em todo o mundo no sentido de modificar tais tendências.

Aceitamos nossa responsabilidade e conclamamos todos os povos a aderir a este movimento, fazendo tudo o que for necessário para perseguir as metas da Década, com humildade, inclusão e um forte senso de humanidade. Convidamos a uma ampla participação através das redes, partenariados e instituições.

Enquanto nos reunimos na cidade onde Mahatma Ghandi viveu e trabalhou, lembramos as suas palavras: Educação para a vida; educação pela vida; educação através da vida. Estas palavras fundamentam nosso comprometimento com o ideal de uma educação participativa e permanente.

Acreditamos firmemente que a chave para um desenvolvimento sustentável é o empowerment de todas as pessoas, segundo os princípios da equidade e da justiça social, e que a chave deste empowerment é a educação orientada para a ação.
A educação para o desenvolvimento sustentável implica numa mudança de visão sobre a educação, já não mais vista como um mecanismo de delivery, mas como o reconhecimento de que somos todos mestres e educandos. A ESD deve acontecer em vilas e cidades, escolas e universidades, escritórios e assembléias, gabinetes de ministros e servidores civis. Todos devem lutar para viver e trabalhar de modo a proteger o meio ambiente, realizar avanços na justiça social e promover a equidade econômica para as gerações presentes e futuras. Devemos aprender a resolver conflitos, criando uma sociedade responsável, e a viver em paz.

A Educação para o Desenvolvimento Sustentável deve iniciar-se pelo exame de nossos estilos de vida e pela nossa vontade de servir de modelo em nossas comunidades, promovendo a sustentabilidade. Devemos compartilhar nossas diversas experiências e nosso conhecimento coletivo para refinar a visão de sustentabilidade, e ao mesmo tempo expandir continuamente a sua prática. Através de nossas ações, acrescentaremos substancia e vigor aos processos da Década das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.

Estamos otimistas de que os objetivos da Década se realizarão e partimos de Ahmedabad com um sentimento de urgência, compromisso, esperança e entusiasmo.

Meena Raghunathan

Programme Coordinator
www.ceeindia.org/esf

Nenhum comentário: