terça-feira, 5 de agosto de 2008

Texto 12 - Declaração de Quebec

Princípios de Base para uma Nova Museologia

A Declaração do QUEBEC (1984) refere-se aos princípios de base para uma Nova Museologia que ocorreu há quinze anos após a Mesa Redonda de Santiago do Chile em 1972, organizada pelo ICOM, está sendo considerada um dos primeiros movimentos da Nova Museologia.

Sua proposta deverá ser considerada universalmente e que a Museologia atuará na contemporaneidade de forma ampla, através de suas atribuições e funções tradicionais, com apoio da interdisciplinaridade e dos novos meios de comunicação, abordando sempre a preocupação social do Museu.

Sendo a Nova Museologia uma forma de atuação junto à “Comunidade”, tendo preocupação / interesse com o desenvolvimento destas populações, buscará atuar de maneira global (científica, cultural, social e econômica), usando os recursos musicológicos (recolha, conservação, investigação científica, restituição e difusão e criação).

Estas propostas foram consideradas de acordo com experiências de diversos Museus, mostrando assim qual a necessidade de “modernização” e atualização da Museologia.

Nenhum comentário: