terça-feira, 5 de agosto de 2008

Texto 30 - Declaração de Caracas

Reunião de museólogos latino-americanos em 1992, para rediscutir as funções do museu no atual momento.

1.Museu Hoje-novos rumos:

A comunicação do museu explica as suas atividades específicas (conservação, coleção e exibição do patrimônio) para a comunidade, estabelecendo a interação entre produtos culturais e comunidade.

Considerando:

. Que os objetos não falam por si mesmo, mas através das linguagens das exposições, eles apresentam valores e significados.
. Que as linguagens do museu devem atender a todos.
. Que o processo de comunicação é interativo, e não unidirecional, e deve enriquecer emissor e receptor.
. Que as linguagens expositivas tradicionais utilizam códigos que a maioria do público não entende.
. Que museus da América Latina não desenvolvem seu potencial por não “serem estimulados”.
. Que o museu é parte importante na educação do ser humano, tanto pessoal, como no âmbito social.
. Que o museu integrado na comunidade/integral não pode existir se o discurso utilizado não é democrático, participativo e aberto.

Recomendam:

. Que o museu leve em conta sua função museológica e saiba exercê-la. Observando também as características das comunidades que se instalarem, utilizando diferentes linguagens.
. Que o desenvolvimento da linguagem museológica permita o diálogo entre objeto e indivíduo e maior captação das mensagens culturais.
. Que o museu faça seu discurso pensando no presente e não só no passado. A questão não é o porquê de o objeto estar no museu e sim o contexto dele na sociedade e cultura atual.
. Que se busque novas formas de diálogo, levando em conta os diferentes tipos de público que vão ao museu.
. Que se conheça mais a comunidade em que o museu está inserido e a envolva nos processos museológicos.
. Que o museu seja alternativa aos meios de comunicação de massa e “espaço de reflexão e crítica da realidade contemporânea” (p.146).
. Que o museu contribua para o desenvolvimento da comunidade e dos homens.
. Que haja uma avaliação constante na comunicação que os discursos e a exposição estão fazendo, para se necessário, utilizar outras formas de linguagens.
. Que a partir de uma linguagem participativa, aberta e dinâmica tenha uma ação social e integral desenvolvendo o homem e sua comunidade.


2. Museu e patrimônio:

Apoiando nos objetos para se comunicar, o museu é uma instituição que difunde, estuda, documenta e preserva o patrimônio. Esses, são expressões espirituais e materiais de um lugar.

Considerando:

. Que existe um marco jurídico que normatiza a proteção do patrimônio.
. Que há a exclusão de certas expressões culturais, não as considerando patrimônio, por não possuírem “importância histórica” e não serem “excepcionais” por natureza.
. Que o patrimônio se perde e se deteriora à medida que os museus possuem problemas de conservação.
. Que muitos museus não possuem o controle de suas coleções e não inventariam seu patrimônio.
. Que a privatização de empresas estatais da América Latina é uma ameaça a integração e segurança patrimonial.
. Que a preocupação pela conservação dos bens culturais vem aumentando por parte da sociedade civil.

Recomendam:

. Que se atualize a legislação dirigida para proteger e conservar o patrimônio, para que este não se perca.
. Que coleções sejam formadas a partir da sua contextualização.
. Que haja uma maior relação entre museu e comunidade reformulando as políticas de comunicação, conservação, formação de coleções, educação e invenção.
. Que se dê maior importância a conservação do patrimônio, utilizando os recursos físicos, humanos e materiais ao máximo.
. Que se controle os objetos no museu a partir de inventários.
. Que se aproxime colecionadores particulares à instituições para juntos conhecerem e documentarem o patrimônio existente.
. Que se incentive a sociedade civil a conservar seu patrimônio.
. Que o Estado não se desligue do seu papel de cuidar do patrimônio mesmo com as novas responsabilidades dirigidas à empresas privadas e sociedade.
. Que o museu e a comunidade trabalhem juntos para proteger e valorizar o patrimônio.
. Que as pesquisas feitas pelas comunidades com o objetivo de reconhecerem seus valores sejam incentivadas pelos museus locais.

3. Museu e Liderança

O museu deve atuar como protagonista no “resgate e valorização social do patrimônio como expressão da comunidade e da cultura, aqui entendida como conhecimento integral do homem” (p.148).

Considerando:

. Que o museu deve ter conhecimento de seu entorno (social e meio ambiente) e do papel importante de atuação da comunidade em suas atividades.
Recomendam:

. Que os museus tenham consciência da realidade socioeconômica de seu entorno.
. Que os museus assumam a responsabilidade de gestor social
. Que os museus assumam seu papel de líderes nas áreas temáticas e contribuam para o desenvolvimento de uma consciência crítica.

4. Museu e Gestão

“O desenvolvimento de potencial do Museu encontra-se em relação direta com a sua capacidade de gerar e administrar seus recursos (...)” (p. 148)

Considerando:

.A falta de suporte governamental, mas tendo a noção da importância das associações com o Estado e as empresas.

Recomendam:

. Que se defina a missão que compete aos museus nas sociedades.
. Que as ações elaboradas pelo museu estejam de acordo com as necessidades da instituição e da sociedade.
. Que o museu recorra a organismos nacionais e internacionais, públicos e privados, para captar recursos a fim de desenvolver atividades.
. Que se elabore projetos atrativos à empresas interessadas no investimento cultural.
. Que se mantenha um nível de comunicação com setores de poder da sociedade a fim de adquirir apoio público.
. Desenvolver estratégias para reconhecimento de público e opinião.
. Que se levem em conta a Ética profissional.

5. Museus e Recursos Humanos

É de suma importância a profissionalização do pessoal que trabalha no museu.

Considerando:

. Que a formação de museólogos cientes de seu papel é de extrema importância.

Recomendam:

. Que se priorizem e sistematizem programas de aperfeiçoamento de pessoal.
. Que se estabeleçam parâmetros de reconhecimento social, colocação e remuneração digna dos profissionais do museu.
. Que se desenvolvam programas de formação.
. Que se valorize o trabalho do museólogo.
. Que se promova maior contato com o ICTOP e, conseqüentemente, com o ICOM.

Novos Rumos

O Museu na América Latina é movido pelo seu meio social, pela comunidade a que pertence e pelo público com o qual se comunica. Logo deve-se:

1. Potencializar sua importância como espaço de relação entre indivíduo e patrimônio.
2. Auxiliar na relação entre museu e classes políticas a fim de promover a compreensão e o compromisso.
3. Desenvolver uma linguagem museológica abrangente.
4. Refletir as várias culturas.
5. Reconceituar patrimônio musealizável com referencial no meio ambienta físico.
6. Dar a devida importância à prática da inventariação.
7. Valorizar o profissional de museus.
8. Formar profissionais de museus adequados.
9. Estabelecer mecanismos de gerenciamento e capacitação de recursos.

Conclusões

O encontro serviu para a reflexão sobre a relação do museu com seu contexto social, político, econômico e ambiental, aumentando a visão de museu como protagonista de seu tempo.

“Passados 20 anos da Mesa Redonda de Santiago do Chile, e ante a proximidade do novo milênio, o museu se apresenta, na América Latina, não só como a instituição idônea para a valorização do patrimônio, mas como instrumento útil para lograr um desenvolvimento humana e com maior bem estar coletivo.” (p. 151)

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